30/01/2013

Lesão muscular. Todos estamos sujeitos a ela!



          Devido a muitos comentários de meus colegas de treino, inclusive eu, estarmos sofrendo a respeito de lesões musculares, resolvi pesquisar sobre o tema e postar aqui no blog. 


          A lesão muscular nada mais é do que um estiramento ou distenção do músculo esquelético (sustenta o nosso esqueleto, literalmente). 
          A distensão muscular, também chamada de estiramento, geralmente é causada por um esforço físico muito grande que leva à ruptura de fibras musculares. Tropeçou, bateu, machucou. As lesões esportivas não são exclusividade de atletas profissionais. Qualquer indivíduo que mexa o corpo com certa regularidade está mais sujeito a torções ou estiramentos musculares. Basta forçar o corpo além da conta ou executar alguns movimentos errados durante o treino. Quando esse tipo de acidente ocorre, os cuidados iniciais são imprescindíveis para evitar que um probleminha evolua para um problemão, comprometendo inclusive a própria prática esportiva. A cãibra surge devido ao acúmulo de ácido lático, substância produzida pela contração dos músculos. Acusa, a bem dizer, um quadro de fadiga muscular. 


Alongar e aquecer são verbos que necessitam ser conjugados por qualquer esportista que se preze. O estica e puxa, geralmente preconizado antes e depois da suadeira, prepara a musculatura para uma atividade intensa. ,
“Ao estender os músculos, aumentam-se a flexibilidade e o trabalho muscular, o que fortalece as articulações”.
Explica o professor de educação física César Patt, de São Paulo. No fundo, no fundo, é preciso respeitar os limites do corpo e dar um tempo nos exercícios diante de qualquer contratempo doloroso.


          As lesões musculares podem ser evitadas através de um bom condicionamento físico, aeróbico, trabalhando a força muscular adequadamente e mantendo um bom alongamento da musculatura esquelética.
Elas podem ocorrer por diversos mecanismos, seja por trauma direto, laceração ou isquemia. Após a lesão, inicia-se a regeneração muscular, com uma reação inflamatória, entre 6 e 24 horas após o trauma. O processo de cicatrização inicia-se cerca de três dias após a lesão, com estabilização em duas semanas. A restauração completa pode levar de 15 a 60 dias para se concretizar.


          As principais causas de lesão são: o treinamento físico inadequado, a retração muscular acentuada,desidratação, nutrição inadequada e a temperatura ambiente desfavorável.

           
         As lesões musculares podem ser classificadas em quatro graus: 
  • grau 1 é uma lesão com ruptura de poucas fibras musculares, mantendo-se intacta a fáscia muscular; 
  • grau 2 é uma lesão de um moderado número de fibras, também com a fáscia muscular intacta;  
  • grau 3 é a lesão de muitas fibras acompanhada de lesão parcial da fáscia; 
  • grau 4 é a lesão completa do músculo e da fáscia (ou seja, ruptura da junção músculo-tendínea).

O lesão muscular por estiramento pode ocorrer nas contrações concêntricas ou excêntricas, sendo muito mais comum nesta última, com a falha frequentemente ocorrendo na junção miotendínea.

O diagnóstico é realizado pelo exame clínico, em que se percebe a nítida impotência funcional e pelos exames complementares que podem auxiliar também no tratamento e na prevenção de novas lesões.

Exames laboratoriais, como de Sódio, Potássio, Cálcio, Fosfato, Magnésio, VHS, podem ser úteis em determinadas situações, a critério do médico.

Na suspeita de uma doença da tireoide, em que podem ocorrer lesões musculares de repetição, pode se solicitar exames de marcadores desta glândula.

2 comentários:

  1. Gostei muito das informações contidas, mais após ler o post da Talita e ainda tiver duvidas, e não sabe o que fazer, procure um ortopedista !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Comecei o Insanity essa semana e vou confessar, to morta com farofa! Meu corpo tá doendo muito e eu realmente tenho muito medo de me lesionar. Eu faço aula de Pole Dance também, e uma vez virei o pé e fiquei quase dois meses sem poder ir nas aulas, o que acabou com o meu rendimento, condicionamento e evolução :(

    Adorei ver o Antes&Depois, isso com certeza motiva muito a gente! :)

    Vou seguir pra acompanhar a sua evolução! Parabéns.

    http://myinsanitychallengebr.wordpress.com/

    ResponderExcluir